O consumismo e a superficialidade das inter-relações expressam os motivos inconscientes de nossa impulsão á repressão de suas manifestações por uma relação de segurança e poder. Outra forma de excitação coletiva é a forma mais intensa do que movimento de indivíduos em redor uns dos outros, ao acesso sem meta, porque a excitação coletiva apresenta o comportamento excitado fixa poderosamente à atenção dos observadores e sob sua influencia, os indivíduos tornam-se emocionalmente excitáveis e são facilmente arrebatados por sentimentos, tornando-se mais instáveis e irresponsáveis. Esta forma de contágio social onde a decisão pessoal dos indivíduos é mais rapidamente quebrada, podendo assumir linhas de ações irracionais e impensadas de um estado de espírito se constituindo em meros espectadores e desinteressados e indiferentes.
A idéia deste blog é falar sobre Filosofia, Sociologia e outros temas relacionados ao ensino.Também é um canal de informação, diálogo acessivel no filosofar, porque filosofar não é uma atividade solitária, mas se faz na comunicação. Sendo assim, nada melhor que usar o blog para colocar nossas idéias, planos,trabalhos, carreiras e depoimentos. Navegue e fique a vontade para enviar seus comentários e ideias.
Refletindo
quarta-feira, 27 de abril de 2011
A falta de organização não permite a utilização das diferenças individuais e torna os membros iguais. Essas características e tipos de multidão e massa significam que os componentes são anônimos, pois seus fins e os sentimentos estão enquadrados pelo mais baixo denominador comum, porque a interação não leva em consideração ás personalidades sociais distintas. Sendo assim seus participantes perdem as peculiaridades que os distinguem como personalidades diferentes. Esse sentimento de massa apresenta uma ideia fixa, por única coisa. Por exemplo, a fama, o dinheiro ou poder como efeito de caráter apenas cumulativo e seus componentes se deixam perder, atualmente, no “espírito da massa”. O consumismo e a superficialidade das inter-relações expressam os motivos inconscientes de nossa impulsão á repressão de suas manifestações por uma relação de segurança e poder. Outra forma de excitação coletiva é a forma mais intensa do que movimento de indivíduos em redor uns dos outros, ao acesso sem meta, porque a excitação coletiva apresenta o comportamento excitado fixa poderosamente à atenção dos observadores e sob sua influencia, os indivíduos tornam-se emocionalmente excitáveis e são facilmente arrebatados por sentimentos, tornando-se mais instáveis e irresponsáveis. Esta forma de contágio social onde a decisão pessoal dos indivíduos é mais rapidamente quebrada, podendo assumir linhas de ações irracionais e impensadas de um estado de espírito se constituindo em meros espectadores e desinteressados e indiferentes.
A falta de organização não permite a utilização das diferenças individuais e torna os membros iguais. Essas características e tipos de multidão e massa significam que os componentes são anônimos, pois seus fins e os sentimentos estão enquadrados pelo mais baixo denominador comum, porque a interação não leva em consideração ás personalidades sociais distintas. Sendo assim seus participantes perdem as peculiaridades que os distinguem como personalidades diferentes. Esse sentimento de massa apresenta uma ideia fixa, por única coisa. Por exemplo, a fama, o dinheiro ou poder como efeito de caráter apenas cumulativo e seus componentes se deixam perder, atualmente, no “espírito da massa”.
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O mito da caverna (Platão)
"Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas a frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ele e os prisioneiros – no exterior, portanto – há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte frontal de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela os prisioneiros enxergam na parede no fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginavam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.Que aconteceria -indaga Platão- se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.Num primeiro momento ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda a sua vida, não vira senão sombra de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.
Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. Mas, quem sabe alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair da caverna rumo à realidade.O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A Filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense)? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro."
Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. Mas, quem sabe alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair da caverna rumo à realidade.O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A Filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense)? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro."
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