EDUCAÇÃO E AUTONOMIA
Texto do prof. Vilson SantosOs processos políticos educacionais tem preparado os estudantes para se arrastarem como vermes;serem passivos e covardes diante dos obstáculos.
É imprescindível que trabalhemos com o ímpeto de sonhar,alçando vôo e percorrendo montanhas assim como as águias.Fugir das imposições e das idéias pré-estabelecidas.Sejamos corajosos e,ao mesmo tempo reativos,manifestando a nossa indignação sempre que necessário.
Educar não se restringe apenas à transmissão de conhecimentos,valores e regras,mas também,na construção desses valores e dessas regras de maneira coletiva e,sobretudo,reflexiva.A educação é,então,um pulsar incessante que não se conclui com o recebimento de um diploma ou de um título qualquer.É por assim dizer,uma pugna diária,uma caminhada que deve ser iniciada a cada dia.
O indivíduo na interação com o outro se educa e também educa o outro.É exatamente nesse processo de convivência com a diversidade que a educação vai se ampliando.Com isso,não queremos tirar o mérito das nossas escolas,pois desempenham um papel de extrema relevância na formação do indivíduo.O que defendemos é que o sujeito coletivo não caia no esquecimento,pois é fator de humanização e de construção de potencialidades que sozinhos, não poderíamos efetivar.
Como conquistar a autonomia?Talvez seja começando pelo árduo exercício da democracia,ousando sempre a prática do diálogo e respeitando o direito sagrado da cidadania.Ser autônomo é saber por nós mesmos dos nossos direitos e deveres,portando,dois conceitos indissociáveis:autonomia e cidadania.
Em suma,a educação não se inicia dentro dos muros da escola,ou seja,dentro de uma sala de aula,mas num primeiro momento,naquele lugar onde começamos a nos encontrar pela primeira vez:na família,no grupo de amigos,na igreja,enfim.Não há ser humano incapaz de contribuir com o processo educacional.Todos somos responsáveis por uma parcela.A educação não se consolida se dermos as costas para o desafio de ajudar na criação de sujeitos livres e capazes de formular questões autênticas e responsáveis.O verdadeiro processo político educacional é aquele que procura inserir o homem no mundo,não tranformando-o apenas em um engolidor de teorias e verdades acabadas.Eis o grande desafio.....
Visite o blog do autor, parceiro de nosso blog de professor versus alunos e administra-dores.
http://www.vilsonfilosofo.blogspot.com/
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(cont. com as palavras do Sr. Santos)
ResponderExcluirVivemos no mundo da inércia e da paralisia mental,por que não dizer dos condicionamentos sociais,onde tudo se tornou mais fácil e,assim,temos nos perdido no total imobilismo.Aceitamos que nos massacrem,ou melhor dizendo,nós mesmos nos massacramos porque nos entregamos à inoperância,à passividade e ao conformismo desenfreado.
É preciso,portanto,que criemos resistência!Ser omisso talvez não seja o melhor caminho para enfrentarmos os problemas e conquistarmos a nossa tão sonhada liberdade.Quem sabe deixar-se tocar pela luz do conhecimento para,assim,abrirmos bem os nossos olhos vedados pela ignorância e estreitarmos o nosso olhar, a nossa mundividência.
A educação é,sem dúvida,o melhor caminho para o homem,pois o oferece condições de sair da cela escura em que se encontra totalmene aprisionado.É ela o grande desafio;o elã ideal para proporcionar o crescimento humano em todas as suas dimensões.Se a educação não se preocupar em ajudar o homem no aprimoramento de suas potencialidades e desenvolvimento de suas habilidades cognitivas,levando-o a exercitar a crítica dos fundamentos,livrando-o do senso comum,dos preconceitos e estereótipos que já se encontram enraizados na sua mente, precisa ser repensada urgentemente.Por fim, a educação é a panacéia para solucionar o conformismo,a passividade,a inoperância e todos os seus sinônimos...
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o filósofo Caetano Trindade conversando com o professor de Sociologia que trabalha na 3SEE-MG Vilson Santos de Ribeirão das Neves e fala sobre o sistema educacional de Minas Gerais e sobre a situação - "vida de professor" na escola pública, ainda mais nas periferias de cidade grande, total descaso e resquicio ditatorias).
ResponderExcluirOs profissionais da educação fazem verdadeiros milagres para sobreviverem com um mísero salário e, além disso,extremamente defasado.O problema não é somente com os salários,mas também,com as péssimas condições de trabalho que são oferecidas;imposições chegam a todo momento como se fossem decretos baixados na calada das noites.Imposições,atitudes ditatoriais e detratoras tem contribuído,por assim dizer,significativamente,para a falência do ensino público em nosso estado.Não podemos nos esquecer do descompromisso do governo que, até mesmo,se nega a pagar aos professores o piso salarial nacional.
Como já dissemos,imposições são vindas da Secretaria de Educação que, com certeza,é alheia e desinteressada com a verdadeira mudança que a educação realmente necessita.Parece que, ao invés de sermos educadores, o governo e a sua corja de lacaios querem ter os profissionias da ducação debaixo da sua tutela.A verdade é que viramos meros preenchedores de papeis e vítimas de reuniões e reuniões que para nada servem,alías fazem parte das estratégias governamentais,ou seja,transformar a educação num monstro adormecido e acorrentado.
Investir na educação não é construir bonitos prédios e bonitas quadras,muitas ainda inacabadas.Isso é o mínimo,aliás,não é nenhum favor,mas obrigação.Nem quero falar dos laboratórios de informática que, quando funcionam,dão mestrado e doutorado em orkut.
Por fim,deixemos de ser papagaios,levianos e picaretas!Sejamos mais dignos e coerentes,mais humanos e solidários.Vamos educacar com liberdade e não com meios que torturam e escravizam,assim como fazem muitos governantes.A inteligência humana tem de ser sadia.A educação deveria ser uma paidéia, o que no mais profundo sentido grego, significa a preocupação integral com o ser humano.
valeu,
blog do professor Vilson Santos
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(Continuando com Vilson Santos de Ribeirão das Neves fala sobre o sistema educacional de Minas Gerais e sobre a situação - "vida de professor" na escola pública, ainda mais nas periferias de cidade grande, total descaso e resquicio ditatorias das escolas públicas em MG)
ResponderExcluirOs profissionais da educação fazem verdadeiros milagres para sobreviverem com um mísero salário e, além disso,extremamente defasado.O problema não é somente com os salários,mas também,com as péssimas condições de trabalho que são oferecidas;imposições chegam a todo momento como se fossem decretos baixados na calada das noites.Imposições,atitudes ditatoriais e detratoras tem contribuído,por assim dizer,significativamente,para a falência do ensino público em nosso estado.Não podemos nos esquecer do descompromisso do governo que, até mesmo,se nega a pagar aos professores o piso salarial nacional.
Como já dissemos,imposições são vindas da Secretaria de Educação que, com certeza,é alheia e desinteressada com a verdadeira mudança que a educação realmente necessita.Parece que, ao invés de sermos educadores, o governo e a sua corja de lacaios querem ter os profissionias da ducação debaixo da sua tutela.A verdade é que viramos meros preenchedores de papeis e vítimas de reuniões e reuniões que para nada servem,alías fazem parte das estratégias governamentais,ou seja,transformar a educação num monstro adormecido e acorrentado.
Investir na educação não é construir bonitos prédios e bonitas quadras,muitas ainda inacabadas.Isso é o mínimo,aliás,não é nenhum favor,mas obrigação.Nem quero falar dos laboratórios de informática que, quando funcionam,dão mestrado e doutorado em orkut.
Por fim,deixemos de ser papagaios,levianos e picaretas!Sejamos mais dignos e coerentes,mais humanos e solidários.Vamos educacar com liberdade e não com meios que torturam e escravizam,assim como fazem muitos governantes.A inteligência humana tem de ser sadia.A educação deveria ser uma paidéia, o que no mais profundo sentido grego, significa a preocupação integral com o ser humano.
Acesse o blog do prof. Vilson Santos.
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A guerra do trafico de drogas é o grande vilão da história descritiva.
ResponderExcluirAs molecas viciadas engolem pílulas para entrar na cadeia do crime em proteção do amor.
Os policiais espancam jovens, amedrontam as crianças e extirpa com o fuzil o coração das velhas arcaicas formas de agressão deste animal racional prazeroso do castigo como recompensa.
Ai daquele que levanta a voz contra o crime organizado, porque ele é somente apenas uma cura da autoridade no tribunal de rua que prevalece manada da justiça da bala do amor a morte, não temendo de tremor, mas desacata a peste pública com socos e pontapés na galera indefesa com o bufão e o torno dos dedos entortados com chaves de fendas nas unhas sem deixar marca da tortura que aí está na rua.
Quem tem olhos não vêem, abaixam as olheiras, já enquanto outro tem haver com os olhos do sentido neste ganido eco-silêncio.
Tudo isso ouvindo rappa rap hip hop blat tic blog.
Vai subindo na Lan-house sem casa de consolação, jogada a sorte do pueblo vitoriado em carne suplicida.
Condenado sub-Mundo!
Um pedaço do corte fica assim no neg-ócio maluco no corte.
08 novembros de 2010-11-08
http://lamba-chamba.blogspot.com/