"A educação é o que pode salvar o Brasil"
Aos 24 anos, Diego Bergamini coordenou a área de trade marketing da Kraft Foods; agora parte para Milão, onde cursará mestrado
Por Rômulo Martins
Ele era mais um garoto pobre que vivia na metrópole curitibana sem perspectiva de futuro. Sua mãe e maior incentivadora, Glacilene, tinha de se virar com R$ 300 mensais para sustentar o menino e a casa, isso em 1994.
Uma década e meia depois Diego Bergamini, 24 anos, acumula a experiência de chegar ao cargo de coordenador de trade marketing da indústria alimentícia multinacional Kraft Foods, em São Paulo, onde foi responsável pelo atendimento do Wal-Mart, a maior rede de supermercados do mundo.
Com visão crítica saliente e ar intelectual, agora o jovem parte para outra etapa. Vai para Milão, Itália, onde ficará por dois anos. Lá, vai cursar mestrado em Marketing Management em uma das melhores universidades do mundo na área, a Università Commerciale Luigi Bocconi, por meio de um programa do Instituto Donna Javotte Bocconi que oferece bolsas de estudo a alunos estrangeiros.
O maior responsável pela trajetória de sucesso de Diego tem nome. Ele se chama “Bom Aluno”. Foi através do programa que o menino teve a chance de romper a barreira que o separava da nata intelectual e social de Curitiba.
Mas não foi fácil adentrar nos muros do “Bom Aluno”. Como o próprio nome diz, para ingressar no projeto era preciso ser “bom”. E Diego provou que é. Ele se destacou pelo desempenho na escola municipal onde estudava e foi escolhido para receber os benefícios do programa criado pela empresa BS Colway Pneus através do Instituto Bom Aluno do Brasil (Ibab).
A partir daí o programa custeou a educação de Diego. Ofereceu material escolar, transporte, uniformes, aulas extraclasse de matemática, inglês e português, além de um curso preparatório para o ensino médio. Na segunda fase do projeto, recebeu apoio integral com escola particular, preparação para o vestibular, aulas de redação, inglês e acompanhamento pedagógico.
O resultado do esforço e dedicação não poderia ser diferente: o jovem ingressou na Universidade Federal do Paraná onde cursou Administração Internacional de Negócios. Durante a graduação, o “Bom Aluno” ofereceu a Diego curso de espanhol e outro voltado para o desenvolvimento de seu perfil profissional.
Com o término da faculdade, em 2005, o programa financiou ao jovem um coaching, curso de marketing pessoal e de administração financeira pessoal. A carreira promissora, como era de se esperar, foi consequência do investimento e da preparação.
E nem a pouca idade foi empecilho para o deslanche profissional do administrador de empresas. Diego estagiou na Volvo e na Renault do Brasil. Em 2004, ele ingressou na Kraft Foods também como estagiário na área de Business Development. Pelo desempenho, acabou sendo promovido a analista de categoria para as marcas Tang, Clight e Fresh e, um ano depois, galgou o posto de coordenador de trade marketing da companhia. A façanha não é segredo para ninguém. Chama-se educação. Sem ela, o estudante seria mais um jovem brasileiro esboçado em uma realidade preto-e-branco.
Confira trechos da entrevista concedida por Diego Bergamini ao Empregos.com.br.
O currículo é seu passaporte para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional. É por isso que você precisa aprender a prepará-lo de forma que valorize suas qualidades profissionais. No Guia do Currículo você encontra toda a orientação necessária, com dicas e exemplos de modelos, para elaborar um currículo eficiente e atraente aos olhos dos selecionadores. Lembre-se: não há competência ou indicação que resista a um currículo mal feito. Por isso, mãos à obra!http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/index.shtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário