Filosofando!
“Não há filosofia que se possa aprender; só se pode aprender a filosofar”. (Kant)
A principal ocupação da filosofia é questionar e entender idéias muito comuns que todos nós usamos no dia-a-dia sem nem sequer refletir sobre elas. O historiador perguntará o que aconteceu em determinado tempo do passado, enquanto o filósofo indagará: “O que é o tempo?”
Como sabemos alguma coisa? Qualquer coisa em que você acredite – seja a respeito do Sol, da Lua, das estrelas, da casa e da vizinhança em que você vive, seja sobre história, ciência, outros povos, até sobre a existência de seu próprio corpo – está baseada em suas experiências e pensamentos, sentimentos e impressões sensoriais. Essas sãos as únicas evidências em que você pode se basear diretamente seja ao ver o livro em suas mãos, ao sentir o chão sob seus pés ou que a água é H2O. Todo o resto está mais distante de você do que suas experiências internas e seus pensamentos, e somente chega a você através deles.
Todas as evidências acerca de qualquer coisa têm de vir através de sua mente – seja na forma de percepção, seja como testemunhos de livros e de outras pessoas e tudo aquilo de que você tem ciência é inteiramente compatível com a idéia que não existe absolutamente nada que não seja o interior da sua mente.
Porém, que nos agarramos às nossas crenças habituais sobre o mundo a despeito do fato de que elas poder ser totalmente falsas e não temos fundamento para descartar essa possibilidade. Restam-nos, portanto, três questões:
1. Existe uma possibilidade significativa de que o interior da sua mente seja a única coisa que existe? Ou, mesmo que exista um mundo fora da sua mente, que ele seja completamente diferente daquilo em que você acredita?
2. Se essas coisas são possíveis, há alguma maneira de provar para você mesmo que elas não são, de fato, verdadeiras?
3. Se você não pode provar que existe alguma coisa fora da sua mente, é certo continuar acreditando no mundo externo, mesmo assim?
Que tal? Pense nisso! Prof. Caetano Trindade
Nenhum comentário:
Postar um comentário